Nesta unidade curricular, será feita uma introdução à terminologia e vocabulário relacionado com o sector marítimo, em língua inglesa. Pretende-se desenvolver a capacidade de interpretação textual, bem como a oralidade e a escrita, no sentido de criar uma estrutura de conhecimentos sólida e conducente à excelência no desempenho académico dos alunos, com um enfoque particular na capacidade de comunicação em inglês no contexto da atividade marítima e portuária.

Esta unidade curricular desenvolverá uma abordagem integrada, investindo na consolidação das diferentes competências linguísticas (compreensão, interpretação textual, oralidade e escrita), orientado para o sector da Gestão Portuária.

Nesta uc pretende-se dotar os estudantes de competências básicas na área da Análise Matemática, com incidência especial no cálculo diferencial e integral em R, e do raciocínio científico-matemático para que desenvolvam as capacidades necessárias e um conjunto de conhecimentos matemáticos necessários para a construção e resolução de modelos matemáticos, de um único variável, e, ainda, para que possam evoluir para o cálculo diferencial e integral no Rn.

No final do período de estudos devem ser capazes de evidenciar uma atitude e um pensamento adequado à compreensão e resolução de problemas unidimensionais formulados na área da gestão, utilizando corretamente como técnicas adequadas à formulação e resolução dos problemas em questão e possuir uma base de formação de modo a evoluírem em termos de aprendizagem para as matérias que se sucedem.