No final do período letivo os estudantes devem ter adquirido conhecimentos e competências no âmbito das fases do método estatístico. Devem ser capazes de: definir um problema; identificar e aplicar as técnicas de Estatística Descritiva usadas na descrição de um conjunto de dados; dominar os conceitos de Teoria de Probabilidade e os cálculos inerentes para avaliar situações de índole aleatória; caracterizar as variáveis aleatórias e saber identificar e aplicar os modelos de distribuição de probabilidade; aplicar as técnicas de estimação pontual e de estimação por intervalo como suporte à tomada de decisão sobre os parâmetros de uma população e interpretar os resultados obtidos; identificar, planear e implementar a metodologia estatística adequada à resolução analítica e computacional de um problema. Analisar, avaliar e interpretar com sentido crítico os resultados obtidos.

Pretende-se com esta unidade curricular facultar aos alunos vocabulário e convenções linguísticas aplicáveis a contextos negociais, na realidade anglófona. Será dado um enfoque particular à linguagem utilizada na apresentação de projetos, condução de reuniões e correspondência comercial. Serão ainda estudados os diferentes tipos de organização empresarial.
O programa aborda temas relacionados com o Inglês Comercial em geral, mas tem, igualmente, em conta a especificidade do contexto da Gestão Portuária.